PERDOE-SE. É melhor chorar de alegria do que de tristeza.
Final de ano, cabeça a mil, projetos para 2019 e a sensação de que você vai fazer tudo de novo. De novo? Como assim? Talvez essa sensação de que vai travar de novo e de que as coisas nunca dão certo seja falta de perdão.
Perdoar é algo difícil, mais ainda quando refere-se a nós mesmos. A velocidade das mudanças no mundo é intensa, assim como o impacto das mesmas na vida das pessoas, sendo a flexibilidade algo fundamental para podermos participar desse momento. Esta, por sua vez, requer que sejamos menos duros e exigentes, que saibamos olhar amplo para entender o micro e que lembremos que tudo começa por um minúsculo ponto, NÓS.
Com certeza é bem mais fácil falar para si que você é bom, que você é inteligente, quem tem habilidades ímpares; difícil, entretanto, é reconhecer que temos falhas, que somos vulneráveis e que não somos perfeitos. A pior traição é aquela que nós fazemos conosco, talvez uma "autotraição". Parece estranho, mas são as armadilhas da vida que no transcorrer do percurso acabam nos impedindo de chegarmos ao objetivo proposto.
Perdoar a si mesmo requer honestidade. Você precisa conversar com você, pode ser em voz alta; minha dica é que você faça isso sozinho caso contrário vai parecer estranho. Fale com você , se questione e responda em voz alta aquilo que você já sabe mas nega. O som das suas palavras vai ecoar no ambiente e a energia nele contida vai fazer com que você perceba os fatos de uma maneira antes não percebida.
Perdoar a si mesmo é o primeiro passo, depois os outros. Simmmm....tem muita gente que fala que perdoou beltrano , ciclano mas que continua com um sentimento estranho. Talvez o perdão tenha sido da "boca para fora", quando na verdade ele somente ocorre quando o coração sente. O coração sente pois quando nos perdoamos ele, num primeiro momento, bate mais acelerado pela felicidade e depois, pela serenidade obtida, bate mais calmo.
Perdoar emociona, acalma, libera hormônios da felicidade e permite que a gente se sinta em movimento nesse mundo em alto movimento. Permite que nossos projetos não realizados sejam realinhados, sabendo onde e porque "falhamos". Permite ajustar a rota, refazer os cálculos e entender que o mundo precisa de cada um com seus erros e acertos.
Perdoar nos faz chorar de felicidade por termos atingido um degrau maior na nossa existência; nos proporciona descanso à alma, paz ao coração e nos dá energia para transformar pessoas e o mundo lembrando, sempre, que a primeira mudança é a interior.
Então eu te convido....PERDOE-SE. Com certeza você será e se sentirá melhor. Sinta e compartilhe a felicidade dessa ação. Com certeza, é melhor você chorar de alegria por ter conseguido do que de tristeza por não ter se permitido. Seja duro com você mas nunca ao ponto de não se permitir, caso contrário você vai travar.
Comentários
Postar um comentário