Afinal, quanto vale uma final?
Pensando que nessa semana o RS passa por festejos em todas as querências cultivando as tradições e a nossa história. Em meio a tudo isso, uma final de Copa do Brasil envolvendo meu Inter do coração. Entre um mate e outro, um gole de cachaça me floreia as ideias e na fumaça do fogo de chão que se alastra sem permissão vou juntando as peças e tentando entender quanto vale essa final?
Promessas, crendices, rituais, vale tudo na obtenção da tão almejada vitória. Tudo não, ainda que para uns sim e, justamente por isso, temos visto de maneira sistemática brigas, acidentes e mortes em função de uma paixão ao meu ver vivenciada de maneira doentia.
Quando percebo tudo que está por vir meu coração estremece e aquele medo de não conseguir aparece. Então eu penso, é só um jogo, você não perderá nada, mas de nada adianta pois sabemos que não é bem assim. Moramos no interior e os jogos são na capital e qualquer esforço vale para estar lá e sentir a emoção que circula.
Lá nunca estamos sozinhos, somos uma grande família e, muitas vezes, discordamos do treinador, da direção e desconfiamos da qualidade de algum jogador. A vezes xingamos, por momentos cantamos, vaiamos e pulamos pois a vontade de estar lá dentro, com a chuteira no pé para "resolver", é grande.
Quando o jogo começa somos todos técnico, juíz e jogador (haja preparo) na busca do resultado perfeito, da vitória e do título.Sempre me perguntei o quanto vale uma final e nesses momentos entendo que vale muito, a ponto de ser imensurável e apenas possível de sentir. Encontrar amigos, discutir uma estratégia, aplaudir um atleta e tomar aquela ceva bem gelada com eles ou com novos amigos que já aparentam ser de longa data tem valor enorme, inestimável preço , sequer consigo sonhar.
Nem todos estarão lá mas é interessante que parece que sentimos como se todos estivessem. Cada grito, cada voz, cada gol, cada abraço fazem com que a gente sinta que é aquilo, que é aquele momento e o sentimento nele gerado que valem a pena e que fazem a vida ter maior valor e sentido de ser vivida.
Que vença o melhor time, que vença o meu Inter mas , que acima de tudo, eu me sinta mais rico de amizade, de alegrias e cheio de felicidade. Nem tudo se compra, muitas coisas conquistamos com outra moeda e o valor dessa moeda chamada final, afinal, não consigo medir , apenas sentir. Que meu Inter siga unindo os povos, fortalecendo laços e representando nosso Estado, nossa força e nossa garra na luta pela construção de um mundo mais fraterno e humano.
Comentários
Postar um comentário