NINGUÉM VAI TE FAZER FELIZ
Não fique chateado ou chateada com a afirmação do título mas penso que seja a mais pura verdade. Felicidade é intrínseca, ou seja, vem de dentro e, assim sendo, não pode depender de outra pessoa. É algo subjetivo, fruto de nossas vivências, experiências, ilusões, desilusões, enfim tudo aquilo que nossa mente é capaz de pensar, levando nosso coração a bater mais forte e gerando uma “energia” que nos movimenta por longas distâncias, longos períodos e que precisa ser alimentada para não terminar, nos faz sentir que “...a vida é bela e vale a pena ser vivida...” conforme Sonja Lyubomirski.
No momento que percebemos e entendemos isso fica mais fácil
ou menos difícil. Aliás,
“ difícil é o
fácil que ainda não foi feito” como diz meu amigo Bruno Ferreira. A questão,
talvez, que dificulte esse entendimento, é que muitos “ESTÃO TERCEIRIZANDO A
FELICIDADE” e aí o negócio complica.
Talvez tudo tenha começado no paraíso com a bendita maça e a ideia de felicidade no “fruto proibido”. Foi simbólico mas ainda persiste, mudou o contexto, passou o tempo mas as metáforas permanecem. Passamos pelo cavalo branco, príncipe encantado, viagem ao redor do mudo e no fim acabamos caíndo no ponto inicial, ou seja, somos nós e o mundo, somos nós sozinhos no mundo pois cada um tem seu mundo, e está tudo bem.
A cada período que passa novas tentativas são feitas, novas
crenças são criadas, novas “igrejas” são erguidas, novos sonhos de consumo são
criados, novos padrões de beleza são criados, novos padrões de sucesso são
criados e, cada um, de acordo com SEU CONJUNTO DE VALORES, cria o seu conceito
de felicidade que, na grande maioria, está relacionado com o externo.
A terceirização nos tira a autorresponsabilidade de gerir aquilo que desejamos. Que fique claro que eu não estou dizendo que não precisamos do outro e apenas que não podemos depender ou atribuir a outro aquilo que é nossa responsabilidade. Você deve estar pensando, ahhhhh... mas você faz treinamentos para as pessoas serem mais felizes.....NÃOOOOO...eu não faço isso.
O que faço são atividades que mostram às pessoas habilidades que facilitam o processo para desenvolver e potencializar a sua felicidade. O grande detalhe é que só aprende quem quer aprender, pois é preciso praticar para criar o hábito mas, antes de tudo, é preciso entender o por quê de tudo isso?Sentado, esperando, nada vai acontecer. É preciso movimento, é preciso ação, é preciso paixão, é preciso entender o por quê de fazer e então #fazercompaixao. Na verdade parar de reclamar já é um bom começo, para de cobrar do outro, parar de transferir a outro e “assumir as rédeas” do que queremos é fundamental.
Por último eu lhe digo,
não podemos depender dos outros pois ninguém é perfeito e a decepção pode fazer
o processo falhar. Contudo, ter a quem amamos por perto serve de combustível
mútuo pois na vivência e convivência das “perfeiçoes e imperfeiçoes”
encontramos nosso combustível para a máquina da vida que nos transporta pelo
tempo. Aliás, tempo é vida e se queremos aproveitar bem nossa vida precisamos aproveitar
bem nosso tempo. Faça um ótimo dia, estou lhe desejando tudo de bom, vou curtir minha família
pois ela é meu combustível na minha construção de felicidade; lembre, contudo, que quem decide usar e para quê usar o combustível
somos nós
Perfeito, somos responsáveis pela nossa própria felicidade, e nosso combustível é único, cada um se movimenta com seu próprio. Gratidão por compartilhar a reflexão 🤗🙏
ResponderExcluirRealmente muito profundo e verdadeiro, apesar de extensas literaturas " a procura de ser feliz ", se não nos conscientisarmos que so depende do nosso entendimento para sermos felizes, com o que temos e com o que podemos ser!
ResponderExcluirSer feliz, uma decisão da vontade ações com persistência. Muito bom!
ResponderExcluir