ESTAMOS EVOLUINDO?

 

Tenho um irmão de coração que me fala ser a chuva as lágrimas de emoção de Cristo ao ver seus filhos felizes na Terra. Acho que na semana pela qual passamos essas lágrimas foram de tristeza pela maneira como nós, seres humanos tidos como racionais, estamos conduzindo.

    Partindo desse ponto, fiquei pensando que a natureza se comunica diariamente conosco, de diferentes maneiras, contudo, de uma maneira geral, o mundo tem apresentado uma surdez seletiva nesse aspecto e essa conta está começando a chegar, em parcelas altas, com efeitos bem difíceis de assimilarmos.

A natureza está chorando e nessa semana o pranto foi intenso, talvez a manifestação de dor mais intensa por parte dela nos últimos tempos. Vidas foram levadas, cidades foram e estão arrasadas e o ser humano, no alto de sua “superioridade”, já encontrou culpados. Os fenômenos climáticos, a fúria do clima, a intensidade da chuva, a brusca oscilação de temperatura, El Nino, La Nina, seja a expressão escolhida são os culpados por tudo.

Apontar culpados sempre foi e será fácil mas é interessante pensar que enquanto um dedo é direcionado à frente, vários ficam direcionados para nós querendo nos avisar que precisamos refletir e assumir nossa parte.

Não tenho dúvidas que o espaço onde você, eu e nós moramos já foi diferente. Qualquer lugar que seja nesse planeta nós chegamos depois e, para nossa sobrevivência, pois esse é o instinto, promovemos “adaptações” para o nosso bem-estar e não perguntamos aos que aqui já estavam se as ações tomadas eram as melhores escolhas.

Você vai dizer...”Mas Daniel? A natureza não fala”.... e eu lhe retribuirei dizendo...”Será?”. Fala sim, mas para que a gente entenda é preciso estar atento e, nesse sentido, atenção plena tem sido nossa grande dificuldade. Imagine que estamos com dificuldade de darmos atenção a nós mesmos, precisamos cursos e estudos para entender isso e, assim sendo, estamos esquecendo do resto e novamente pensando apenas na gente.

Rios poluídos, desmatamento irregular e desordenado, emissão de gazes, lixo descartado incorretamente, agrotóxicos ilícitos e queimadas são apenas algumas das nossas “brilhantes ações” nesse mundo a fim de evoluirmos. Será que estamos evoluindo? Será que somos evoluídos, tão inteligentes e expertos como pensamos?

Penso que precisamos mudar a forma de pensar e agir. Na disputa pelo nosso lugar penso que nossas “armas” estão sendo letais e por mais que a gente pense que são mais fortes e garantam nossa “superioridade” estamos descobrindo de maneira muito dolorosa que não são.

Os pássaros estão cantando mais cedo pois o barulho que fazemos não permitem que eles se comuniquem durante o dia. Tem Quero-quero fazendo ninho no pátio das casas pois as áreas verdes estão sendo preenchidas de concreto. Para produzirmos “nossa” energia, mudamos o percurso e a vazão dos rios e entendemos que isso é o melhor a ser feito. Tiramos da natureza nosso sustento e quando o mesmo não é suficiente jogamos a ela responsabilidade pela deficiência na produção.

Penso que essa semana foi uma tragédia. Estamos, no momento, iniciando uma reconstrução e que ela não seja apenas das questões materiais mas que também da maneira como devemos fazer esse universo.

Que a solidariedade que renasceu essa semana entre nós seja ampliada para a natureza, ela também está destruída e pedindo ajuda. Precisamos encontrar o equilíbrio caso contrário a  parcela dessa conta vai aumentar e não vamos conseguir pagar.

A grande discussão na semana foi que “FALTARAM ALERTAS” à população sobre os riscos do que poderia acontecer. Penso que os alertas estão sendo emitidos sistematicamente pela natureza mas não estamos dando a atenção nem tomando ações para evitar a destruição.

Se hoje eu estou no calor do meu lar pensando e escrevendo e você está aí, lendo e refletindo sobre meu escrito, é bem provável que, dessa vez, sua casa, local de trabalho, cidade, não foram atingidos. EIS UM ALERTA, ou mudamos nossas atitudes ou na próxima pode ser a sua, a minha, a nossa casa, a nossa cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVÓS SÃO PAIS COM AÇUCAR (comprovado)

Sobre a série "TODO DIA A MESMA NOITE"